REVISTA

Filie-se

1 de outubro: Feliz Dia do Idoso!

Comemorado no dia 1 de outubro, o Dia do Idoso deve ser comemorado pelas vitórias que já conquistamos e merece atenção pelos desafios que que temos pela frente. A expectativa de vida no Brasil tem crescido ano ano, o que é uma ótima notícia. Hoje, vive-se, em média, 75 anos no Brasil. "Mas isso não basta. É preciso garantir políticas para que elas envelheçam com qualidade", afirma o presidente do Sintapi-CUT, Epitácio Luiz Epaminondas, o Luizão. 


Um dos primeiros passos, segundo Luizão, é promover a valorização dos idosos e garantir que os idosos conheçam seus próprios direitos. Além disso, é preciso garantir que  a população idosa envelheça de forma ativa. Os centros de convivência, onde idosos que têm autonomia praticam atividades recreativas e aprendem novos ofícios, e os chamados centros-dia, que em geral recebem pessoas que precisam receber algum tipo de atendimento terapêutico são opções para idosos praticarem atividades físicas e interagirem com outros idosos. 


Atualmente, cerca de 60 mil pessoas usam os diferentes serviços de acolhimento existentes, segundo o  Ministério do Desenvolvimento Social. "Precisamos seguir nossa luta para que esses e outros direitos sejam ampliados, já que os idosos serão maioria da população em 2060", afirma Luizão. 



Postado em: 01/10/2017