20 abr 2022 - Seminário de Planejamento SINTAPI Mogi das Cruzes/SP

A Instância de Base do SINTAPI que organiza a região do Alto Tietê elaborou propostas para o início de mandato e projeta as ações para os próximos 12 meses

A direção do SINTAPI de Mogi das Cruzes/SP & Região realizou no último dia 20 de abril, Seminário de Planejamento e Ação Sindical para a sua execução durante os próximos 12 meses. Com todos os membros reunidos na sede do sindicato, foi realizada a discussão de diversos temas para a retomada dos serviços da entidade na região.

Foram discutidas várias propostas de planejamento e ação, como por exemplo:

- Política de Benefícios e Lazer – que consistiu em realizar um diagnóstico daquilo que a instância já possuía em parcerias com fornecedores de serviços, como Colônia de Férias, atendimento jurídico, rede de parceiros sindicais, SANCET – Laboratório de Análises Clínicas, óticas e odontologia. Além do resgate desses serviços, foram apontados a ampliação de novos, como parcerias com cabeleireiro/Barbeiro, psicólogos, farmácias, escolas e faculdades, curso de inclusão digital, etc.

- Comunicação e Divulgação – Nesse quesito foi deliberado a forma que a instância deverá se comunicar com os seus associados(as), com os demais membros da comunidade e futuros associados(as). Desta forma, foram propostas várias ações, como a elaboração de folder de divulgação dos serviços, marketing digital nas redes sociais, criação de tenda do SINTAPI para panfletagem próxima às agências do INSS, entre outras.

- Atendimento Jurídico – A proposta é de incrementar o serviço já disponibilizado com os advogados parceiros, realizando a identificação de novas teses para revisão de benefício, como a questão do FGTS, revisão da “Vida Toda”, parcerias com sindicatos coirmãos dos trabalhadores da ativa com o objetivo de realizar contagem de tempo de serviço, identificação de aposentadorias e outros benefícios do INSS.

- Sindicalização – Em paralelo e de forma permanente, foi deliberada uma campanha de sindicalização na qual tem o objetivo de elevar o número de associados da base em até 25% do número de associados que hoje possui a instância, com metas definidas individuais para cada membro.

O presidente do SINTAPI Mogi das Cruzes/SP & Região, Sr. Manoel Lopes, em depoimento disse: “Os desafios apontados neste Planejamento de Ação Sindical estimularam muito a nossa direção, elevou nossa autoestima e hoje vejo que todos e todas estão cada vez mais comprometidos com o crescimento da nossa entidade na região, projetando assim, uma melhoria na qualidade de vida dos aposentados, pensionistas e idosos e em especial aos nossos associados e associadas”.

Além da discussão e a forma de implantação dos serviços acima citados, também houve o estudo do Estatuto da entidade no que se refere às obrigações de cada membro da direção e a discussão sobre o papel da instância no conjunto orgânico sindical.

Por fim, foi elaborada uma planilha de acompanhamento do planejamento em que detalha todas as tarefas a serem realizadas, com prazos e responsáveis de cada ação.