SINTAPI-CUT realiza seu 6º Congresso Nacional e elege nova direção para gestão 2024/2028

Com o tema da "longevidade invisível", foi realizado no Hotel San Raphael no centro da cidade de São Paulo, nos dias 10 a 12 de março deste ano 2024, o VI Congresso Nacional do Sintapi-CUT.

O Congresso homenageou os dirigentes Gilene José dos Santos e Israel Antunes de Almeida.

No centro do debate sobre longevidade invisível, a ampulheta utilizada como logo do evento mostra que já passou o tempo de deixar que continuem as negligências aos direitos das pessoas aposentadas, pensionistas e idosas em nosso país. O embate que foi definido no Plano de Lutas expressa uma estratégia de embate pela dignidade ao longo da vida. Por isso, as delegadas e os delegados neste Congresso aprovaram a Plataforma de Políticas junto às Pessoas Aposentadas, Pensionistas e Idosas (PAPPI). A Plataforma foi construída com ampla participação de militantes, dirigentes de diferentes entidades sindicais e movimentos sociais e populares, pautada nas eleições municipais de 2020 e reforçada nas eleições gerais de 2022, com as principais propostas para uma cidadania das pessoas idosas.

Foi destaque importante a presença do Deputado Federal Vicentinho, juntamente com representação das principais Entidades de Aposentados(as) e Pensionistas das demais Centrais Sindicais brasileiras e o Patronato INAS da Itália. O Congresso teve 38% de mulheres e 40% de negras e negros, sendo eleitas 43% de mulheres (9 companheiras) para a direção plena, composta por 21 membros de todas as regiões do Brasil e que trabalharam em todos os ramos de atividade.

Delegação das Mulheres no 6º Congresso Nacional do SINTAPI-CUT. Em destaque, a jornada pela luta das mulheres no mês de março, a importância e a força das companheiras na ação política e no debate das propostas para a construção das Resoluções que nortearão o SINTAPI nos próximos quatro anos.

O Companheiro Ari Aloraldo Nascimento da Secretaria Nacional das Pessoas Aposentadas, Pensionistas e Idosas da CUT Nacional destacou o papel importante que o SINTAPI exerce em conjunto à Central no sentido de discutir os caminhos da luta do Ramo das Pessoas Aposentadas, Pensionistas e Idosas.

M.A. Guilherme Santos - Presidente Nacional eleito no 6º Congresso do SINTAPI-CUT.

Em clima de festa, o VI Congresso foi um marco, nas palavras do Presidente eleito do SINTAPI-CUT, M. A. Guilherme Santos: "os desafios do envelhecimento saudável só podem ser enfrentados com o protagonismo da classe trabalhadora, unindo com trabalhadores/as da ativa e trazendo as novas gerações para refletir e agir sobre o direito à longevidade, trazendo benefícios concretos que melhorem a qualidade de vida, em especial o direito à cidade, com interseccionalidade de políticas públicas".

As propostas aprovadas pelo Congresso serão amplamente divulgadas e, junto com a Plataforma PAPPI, farão parte da pressão do SINTAPI-CUT sobre os candidatos e as candidatas à prefeitura e câmaras municipais, bem como pauta para reivindicações no Congresso Nacional e junto ao Presidente Lula. O SINTAPI-CUT também aprovou uma estratégia de crescimento, onde já atua e de ampliação da representação em todas as unidades da federação. Guilherme completou: "Não podemos admitir a redução do poder de compra das aposentadorias e pensões, nem que as pessoas idosas morram sem atendimento. Vamos ousar e inovar em nossos projetos, capacidade e representatividade, pois a dignidade deve ser garantida ao longo de toda a vida".

A direita, Epitácio Luiz Epaminondas (LUIZÃO), passa o bastão da presidência nacional ao companheiro M.A. Guilherme Santos e ressalta: "Temos que dar continuidade à nossa luta! Por isso a importância de desenvolver novos quadros para intervir na ação política em defesa das pessoas aposentadas, pensionistas e idosas. O oxigênio vem desta intergeracionalidade, dialogando com as gerações mais novas e utilizando o acumulo das nossas experiências."

Acima, a Chapa Única eleita no 6º Cogresso Nacional do SINTAPI-CUT que terá a missão de aplicar as propostas aprovadas e sistematizadas na Resolução do congresso.

A seguir veja quem são os membros da nova direção nacional do SINTAPI-CUT, Gestão 2024/2028:

Presidente: Marco Antonio GUILHERME dos Santos - (SINTAPI Seccional Estadual SP)

Secretária Geral & Imprensa: Maria Coreti dos Santos - (SINTAPI Seccional Estadual RS)

Secretário de Finanças: Luiz Augusto de Almeida Filho - (SINTAPI Regional Baixada Santista SP)

Secretário de Organização & Formação: Epitácio Luiz Epaminondas - Luizão (SINTAPI Regional ABC/São Paulo/Osasco)

Secretário de Saúde & Meio Ambiente: Raimundo Carlos Moreira Costa - Repolho (SINTAPI Regional Belém PA)

Secretária da Pessoa Idosa: Eunice Barbosa dos Santos - (SINTAPI Seccional Estadual RJ)

Secretário da Previdência & Jurídico: Gerson Maia de Carvalho - (SINTAPI Seccional Estadual ES)

Departamento da Mulher: Luci de Fátima Ferreira Gallego - (SINTAPI Regional Araçatuba SP)

Departamento de Combate ao Racismo & Políticas Sociais: Joana Aparecida Cândido - (SINTAPI Regional Mogi das Cruzes SP)

Departamento de Cultura, Lazer & Turismo: Marildes Gomes da Silva - (SINTAPI Seccional Estadual ES)

Conselho Diretivo Regional Norte: Carlos Augusto Caxias Pimentel - (SINTAPI Regional Belém PA)

Conselho Diretivo Regional Nordeste: Maria Ferreira dos Santos - Neta - (SINTAPI Regional Fortaleza CE)

Conselho Diretivo Regional Centro-Oeste: Raimundo Carvalho de Oliveira - (SINTAPI Regional Brasília-DF)

Conselho Diretivo Regional Sudeste: Antonio Carlos da Silva - (SINTAPI Regional São Gonçalo RJ)

Conselho Diretivo Regional Sul: Maria Joaquina Martins - (SINTAPI Seccional Estadual RS)

Conselho Fiscal Titular: Antonio Hermirio da Silva - (SINTAPI Regional Sorocaba SP)

Conselho Fiscal Titular: Luiz Carlos Santos - (SINTAPI Regional Itapeva SP)

Conselho Fiscal Titular: Neiva Maria Durante Bussolo - (SINTAPI Seccional Estadual SC)

Conselho Fiscal Suplente: Creginaldo Damazio dos Santos - (SINTAPI Regional São Sebastião do Paraíso MG)

Conselho Fiscal Suplente: José Antonio da Silva - (SINTAPI Regional Socorro SP)

Conselho Fiscal Suplente: Maria Helena Alves Araujo - (SINTAPI Seccional Estadual RJ)


fotos - Crédito: Dino Santos