Até 14 milhões podem receber o auxílio emergencial nesta semana

Dataprev vai concluir análise e dar resposta para 14,7 milhões de pedidos até esta quarta (13); parte deles poderá ser negada

Ana Paula Branco - Jornal Agora SP

SÃO PAULO

Mais de 14 milhões de pedidos do auxílio emergencial, realizados entre 23 a 30 de abril, estão na fase final de análise pelos especialistas da Dataprev e do Ministério da Cidadania, dos mais de 16,4 milhões de pedidos realizados no mês de abril que estão em análise pela empresa. Do total de solicitações em fase final, parte poderão ser aceita outra parte poderá ser negada.

A previsão, segundo a Dataprev, é transmitir os resultados dessas avaliações até a quarta-feira (13) desta semana à Caixa. Quem for aprovado pode receber a grana ainda nesta semana se a previsão de envio dos dados da Dataprev ao governo se confirmar no prazo informado.

Em coletiva na semana passada, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse que a estimativa de trabalhadores com direito ao auxílio era entre 6 milhões e 8 milhões.

Nesta segunda (11), o vice-presidente de varejo da Caixa, Paulo Henrique Angelo, disse que a Caixa está aguardando os cadastros liberados pela Dataprev para fazer o pagamento do benefício, que pode chegar a R$ 1.200, para mães chefes de família.

"Assim que recebermos o arquivo, nós faremos o processamento e comunicaremos os detalhes de pagamento para as pessoas que foram contempladas", afirmou Angelo.

Entre os novos beneficiados há pessoas que tiveram inconsistência com a documentação entregue no mês passado, como falha no número do CPF de algum familiar, por exemplo, mas que conseguiram resolver o problema ao fazer nova inscrição pelo aplicativo ou pelo site.

Segundo a Dataprev, no último domingo (10), foram enviados 689.078 requerimentos dos pedidos finalizados entre 18 e 22 de abril. Os últimos 300.576 dessa remessa serão transmitidos nesta terça-feira (12). A empresa afirma que nesse período, foram recebidos 6.692.568 de solicitações, e a Dataprev devolveu à Caixa mais de 6,3 milhões de cadastros.

Segunda parcela

Enquanto milhões ainda aguardam a primeira parcela do auxílio emergencial, outros milhões esperam a liberação do calendário de pagamento.

A Caixa afirma que só aguarda o governo federal para liberar os valores nas contas dos beneficiários.

O Ministério da Cidadania disse nesta segunda (11) que as datas serão anunciadas nesta terça (12).

"A Caixa está preparada para iniciar o pagamento da segunda parcela a partir de todas as medidas que nós adotamos e que tiveram resultados práticos. Esperamos que a segunda parcela tenha um pagamento ainda mais tranquilo", disse Angelo.

Como conferir se está aprovado

  1. Acesse www.cidadania.gov.br/consultaauxilio

  2. Informe número do CPF, nome completo, nome completo da mãe do trabalhador e a data de nascimento, nos campos indicados

  3. Clique em “Não sou um robô

  4. Clique em “Enviar

  5. O site vai informar se é a 1ª ou a 2ª análise do pedido do trabalhador e as etapas até a conclusão do processo

  6. Clique na análise mais recente

  7. No lado esquerdo, clique no ítem 3, Resultado do processamento, confira resposta da análise

Aprovado

  • Clique no ítem 4, Envio para a Caixa

  • O site vai mostrar a data de liberação do cadastro para a Caixa

  • O pagamento deve ocorrer em três dias úteis

Reprovado

  • Confira o motivo da reprovação do benefício

  • Ele está assinalado com um “X” vermelho no lado direito da tela