SINTAPI-CUT realiza seu 3º Seminário da Diretoria Plena Nacional em Maricá

Delegados, diretores e presidentes estaduais do Sindicato dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas (SINTAPI/CUT) estiveram em Maricá durante esta semana para um evento comemorativo ao Dia Nacional da categoria.

A programação, que contou com palestras e seminários na Casa Digital sobre a questão do trabalho e aposentadoria no país, foi encerrada com ato cívico hoje (24/01), às 10h30min, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Direitos adquiridos

Integrante da mesa diretora, o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Miguel Moraes, enfatizou a importância da luta dos aposentados. “O regime do grande capital não conseguiu abafar as reivindicações dos trabalhadores em todo o mundo; pelo contrário, ela cresce e se manifesta de diversas formas. Nossa luta é pelos direitos dos trabalhadores. Agradecemos a vinda das lideranças estaduais e nacionais em Maricá. Hoje é um grande dia para o povo maricaense”, declarou.

Já a secretária de Ações para Idosos, Lesirée Rejane, que também prestigiou o evento, agradeceu a todos os presentes e informou que os aposentados formam 80% do público atendido por sua secretaria. “Somos quase seis mil famílias, só em Maricá”, informou.

“A democracia tende a acomodar as pessoas. As conquistas são negociadas, o mercado seduz possíveis lideranças, mas a luta continua. Conseguimos alguns avanços em 2013, como a criação do Conselho Nacional de Seguridade Social, em vias de ter sua portaria publicada, e a discussão da criação da Secretaria Nacional dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas, ainda para ser homologada”, declarou o presidente nacional do SINTAPI/CUT, Epitácio Luiz Epaminondas, o “Luizão”. Ainda segundo Luizão, o país tem 30 milhões de aposentados no Brasil – 72% vivendo com o salário mínimo, que é de R$ 724. Somente 12,4% recebem até dois salários.

O presidente estadual do SINTAPI/CUT-RJ, Mário Sérgio Rodrigues, agradeceu a receptividade do governo e da população maricaense. “Maricá é uma cidade em crescimento, mas tem uma visão mais progressista do que cidades maiores, como São Gonçalo, por exemplo. O prefeito Quaquá nos abriu as portas da cidade para divulgarmos nossas propostas”, frisou.

Antônio Sérgio Santos, 77 anos, está aposentado há 30 anos e diz ter perdido cerca de 50% do salário que recebia quando na ativa. “Os reajustes, quando acontecem, não acompanham a inflação”, concluiu.

Para fechar o encontro, o Grupo Alegria de Viver, da Casa do Idoso Mais Feliz (Secretaria Municipal de Ações para o Idoso), apresentou números musicais para os convidados.