4º Congresso vai comemorar os 15 anos do Sintapi-CUT

Com o tema “Organizar e Lutar pela Continuidade da Política de Valorização do Salário Mínimo, Aposentadorias e Pensões”,  o  4º Congresso Nacional do Sindicato Nacional dos Aposentados,  Pensionistas e Idosos da CUT (Sintapi-CUT) será realizado  entre os dias 9 e 11 de março de 2015, em São Leopoldo (RS).

O congresso marcará a celebração dos 15 anos do Sintapi-CUT, que foi criado em 18 de maio de 2000 e teve sua filiação à Central Única dos Trabalhadores em janeiro de 2001. Ao todo, o evento que homenageia o companheiro “Carlos Gonzaga Ribeiro” contará com a presença de 96 delegados eleitos pelos sindicatos regionais, além de 16 delegados natos da diretoria do Sintapi-CUT e mais 14 convidados/observadores. No total serão quase 130 congressistas, representando dez estados da federação (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal, Ceará, Bahia e Pará) espalhados pelas cinco regiões do Brasil.

 O evento analisará a conjuntura nacional envolvendo aposentados, pensionistas e idosos. No congresso será apresentada uma Tese Guia, que norteará as discussões das diretrizes político-administrativas do Sintapi-CUT. Também será apresentada a prestação de contas do mandato que se encerra. E será eleita a direção e o conselho ­ fiscal para os próximos quatro anos.