Congresso apresenta balanço positivo

O 4º Congresso Nacional do Sintapi-CUT apresentou um saldo positivo. Realizado no Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo (RS), entre os dias 9 e 11 de março de 2015, o evento contou com participantes de 10 estados do país e mais de 100 congressistas, sendo cerca de 40% mulheres.

Além de eleger a nova Diretoria Executiva Nacional, a nova Diretoria Plena Nacional e o novo Conselho Fiscal, o evento discutiu as principais políticas do Sintapi-CUT para os próximos anos. Houve ainda intenso debate referente às alterações estatuárias, a fim de melhorar a condução político-administrativa da entidade.

“Foram aprovadas várias moções, incluindo o apoio do Sintapi-CUT às manifestações de 13 de março em defesa da democracia e da Petrobrás”, afirma Epitácio Luiz Epaminondas (o Luizão), presidente re-eleito do Sintapi-CUT.

Além do presidente da Federação Gaúcha dos Metalúrgicos, Jairo Carneiro, estiveram presentes no 4º Congresso Nacional do Sintapi-CUT importantes dirigentes CUTistas, como Jacy Afonso, petista fundador, membro da executiva da CUT e interlocutor qualificado dos movimentos sociais.

O próximo passo do Sintapi-CUT será a realização de um Seminário de Planejamento e Trabalho para programar o plano de ações de 2015 e as diretrizes de todo o mandato (2015 a 2019).  A cobertura completa do 4º Congresso será publicada nas próximas edições do informativo e da revista do Sintapi-CUT.