É hora de retomar as negociações com o governo

Celebrado no dia 24 de janeiro, o Dia dos Aposentados representa para o Sintapi uma data oportunua para reafirmar nosso comprometimento com as principais reivindicações dos aposentados, pensionistas e idosos no Brasil. A primeira e mais importante delas, principlamente levando em conta o momento atual, no qual o governo acena com medidas amargas de controle fiscal, é a luta pela garantia de uma política de valorização dos benefícios concedidos pelo INSS.

Nunca é demais lembrar que os 9 milhões de aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo estão há 13 anos sem receber aumento real. Neste ano, o reajuste para esses benefícios foi de apenas 6,23%, índice bem inferior aos 8,88% dados àqueles que ganham o piso e abaixo até da inflação oficial, de 6,41%. Essa situação faz com que a cada ano cerca de 600 mil aposentados e pensionistas que ganham um pouco acima do mínimo tenham seus benefícios rebaixados para um salário.

Por que essa disparidade tem acontecido? Por que há duas classes de aposentados e pensionistas? Eles gastam menos do que os demais cidadãos brasileiros? Devemos aproveitar a data não apenas para levantar essa reflexão, mas para traçar uma estratégia efetiva, que reverta tamanha injustiça. Queremos discutir com o ministro Carlos Gabas essa e outras bandeiras de lutas do Sintapi-CUT e dos demais aposentados, pensionistas e idosos do Brasil. “Somos mais de 32 milhões de brasileiros e não podemos ser ignorados. Acreditamos no governo Dilma, mas queremos ser ouvidos. Queremos participar das decisões que estão sendo tomadas de forma unilateral”, afirma Epitácio Luiz Epaminondas, o Luizão, presidente do Sintapi-CUT.

SAIBA MAIS

O Dia Nacional do Aposentado foi instituído em 1923, quando o presidente Artur Bernardes sancionou um projeto de lei do deputado Eloy Chaves, criando uma caixa de aposentadoria e pensões para os funcionários das empresas de estrada de ferro do Brasil. Essa é considerada a primeira lei brasileira de Previdência Social, e a data de sua criação foi escolhida para comemorar o Dia Nacional do Aposentado e da Previdência Nacional.