Por uma voz mais ativa

Neste mês de outubro, quando comemoramos o Dia do Idoso, o Sintapi-CUT reforça a disposição pela luta de nossas principais bandeiras de classe. Reconhecemos, sim, que tivemos importantes avanços nos últimos anos, conquistados a duras penas pelas entidades representativas dos aposentados, pensionistas e idosos. A política de valorização do salário mínimo, a antecipação do 13º salário e o crédito consignado com juros menores são alguns exemplos da nossa árdua batalha.

É importante observar, porém, que ainda temos uma longa caminhada para que os direitos e as políticas públicas voltados aos aposentados, pensionistas e idosos sejam ampliados. A participação em conselhos e fóruns de discussões das mais diversas instâncias administrativas é uma das maneiras de termos voz ativa nas decisões que estão sendo tomadas.

O presidente do Sintapi-CUT, Epitácio Luiz Epaminondas (Luizão), e secretária de formação, Maria Coreti dos Santos, foram nomeados como membros titulares e suplente do Grupo de Previdência no Fórum de Debates do Trabalho, Renda, Emprego e Previdência Social, do Ministério da Previdência. “Vamos propor a reformulação da proposta de intenção criada em 2006 pelas entidades representativas dos aposentados, pensionistas e idosos”, afirma Luizão. Entre as propostas vale destacar a luta pelo fim do fator previdenciário e a recuperação do poder de compra dos beneficiários que recebem acima de um salário mínimo. Não podemos esmorecer. Somente com a luta dos trabalhadores, aposentados, pensionistas e idosos, é que mudaremos a nossa realidade.