Quase 7 milhões de idosos estão inadimplentes

Dos 23,7 milhões de brasileiros com mais de 61 anos, 6,99 milhões estão inadimplentes, aponta pesquisa feita pela Serasa Experian. A maioria é de aposentados de classe média, que vivem junto às famílias e contribuem financeiramente com os gastos da casa.

De maio para junho, 210 mil consumidores dessa faixa etária se tornaram inadimplentes, o que significa que 7 mil idosos por dia não conseguiram quitar suas dívidas. Na comparação de junho com igual mês do ano passado, 610 mil idosos ingressaram na lista de devedores, com total de 54,1 milhões de inadimplentes.

Para os especialistas da Serasa Experian, uma das explicações para o crescimento da fatia de idosos inadimplentes está relacionada com o crédito consignado. Como esse tipo de financiamento é mais acessível aos aposentados, em momentos de alta da inflação e aumento do desemprego, muitos deles são levados a solicitar este tipo de crédito para socorrer as contas da casa. Além disso, os idosos são os que mais sofrem com a alta de preços de remédios, plano de saúde e alimentos.