Sintapi-CUT tem importantes conquistas

Diante da crise econômica que impactou a vida dos brasileiros em geral, podemos dizer que 2015 foi um ano produtivo para o segmento dos aposentados, pensionistas e idosos, em especial para o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da CUT (Sintapi-CUT).

O 4º Congresso Nacional do Sintapi-CUT, realizado em março, na cidade de São Leopoldo (RS), elegeu a nova Diretoria Executiva Nacional, a nova Diretoria Plena Nacional e o novo Conselho Fiscal para os próximos quatro anos. Também aprovou importantes alterações no nosso estatuto, além de novas resoluções e um reformulado plano de luta.

A partir de setembro passaram a valer as novas regras do fator 85/85 como alternativa ao fator previdenciário. Apesar de ainda não serem o ideal, são um importante avanço para os trabalhadores que tinham perdas de até 40% na hora de se aposentar.  “O fim do fator previdenciário é uma bandeira antiga das entidades ligadas aos aposentados, pensionistas e idosos. Essa conquista representa a força política da nossa classe. Em 2016, vamos brigar pelo fim da progressividade dessa regra”, afirma Epitácio Luiz Epaminondas, o Luizão, presidente do Sintapi-CUT. O fator 85/95 vale apenas até 2018. Depois, essa fórmula sofrerá o acréscimo de um ponto a cada dois anos.

Conquistas

Uma importante conquista do Sintapi-CUT foi o aprimoramento da nossa participação em conselhos e fóruns de discussões. Através desses espaços, temos melhores condições de ajudar na formulação de políticas públicas voltadas para os aposentados, pensionistas de idosos.

Outro avanço importante foi o projeto-piloto do curso de formação de novos quadros político-sindical realizado em novembro deste ano. A atividade envolveu a Diretoria Executiva, funcionários do Sintapi-CUT e alguns convidados. “Foi uma experiência muito produtiva, que devemos retomar em 2016”, explica Luizão.

Otimismo

Acreditamos que, apesar das adversidades que o Brasil tem passado nos últimos anos, temos tudo para sair dessa crise e retomar o crescimento em 2016. Devemos fazer desse momento uma oportunidade para nos fortalecermos como classe. Para isso, o Sintapi-CUT vai buscar a ampliação de associados, principalmente nas bases sindicais e nos estados que não possuem organização, e priorizar atividades de formação de novos quadros políticos-sindicais dentro de nossa entidade. 

Também vamos lutar para aumentar nossa representatividade nos conselhos e fóruns das mais diversas instâncias administrativas e, assim, dar voz aos interesses dos 28 milhões de aposentados, pensionistas e idosos no país.

Por fim, devemos lembrar que 2016 será ano de eleições municipais. Esse é o momento de apoiar candidatos comprometidos com nossas causas e reivindicações. Esperamos que no próximo ano a economia volte a crescer, gerando emprego e aumento da arrecadação, para que tenhamos condições de conquistar mais benefícios para os aposentados, pensionistas e idosos. Que venha 2016!