Valorização dos benefícios é uma das principais bandeiras de lutas

Mais importante data do calendário do Sintapi-CUT, o  4º Congresso Nacional do Sintapi-CUT vai debater os temas que vão nortear a trajetória de lutas dos aposentados, pensionistas e idosos nos próximos anos.

O planejamento e a criação de políticas públicas capazes de garantir qualidade de vida aos idosos e criação da Secretaria dos Aposentados, Pensionistas e Idosos para coordenar e implementar projetos e programas destinados aos aposentados, pensionistas e idosos estão entre as principais bandeiras de lutas do Sintapi-CUT. “Temas como a recomposição das perdas das aposentadorias, a manutenção da política de valorização do salário mínimo e o fim do fator previdenciário devem ser temas centrais das discussões com o governo”, afirma Epitácio Luiz Epaminondas, o Luizão, presidente do Sintapi-CUT.

A entidade defende também um percentual mínimo de 5% da exploração do pré-sal para o reajuste das aposentadorias, além da criação do Índice Nacional de Preços para a Terceira Idade, destinado a medir o índice de inflação para famílias que possuam pelo menos dois idosos.