Alzheimer é a principal causa de demência entre idosos no mundo

O Alzheimer destrói as funções do cérebro e é o tipo mais comum de demência entre os idosos no mundo. Aos poucos, o paciente vai perdendo a memória e a noção de tempo e espaço. No estágio mais avançado, perde a capacidade de andar e se alimentar.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a doença afeta atualmente entre 24 e 37 milhões de pessoas. No Brasil, estima-se que 1,2 milhão de pessoas tenham a doença.

Ainda não se sabe exatamente qual é a causa do alzheimer, mas se conhecem alguns fatores de risco. E a idade é o maior deles. O mal geralmente afeta pessoas com 65 anos ou mais. As doenças cardiovasculares são outro fator de risco relevante, já que contribuem para a degeneração dos neurônios.

Ainda não existe cura para o alzheimer, mas avanços da medicina têm permitido que os pacientes tenham uma sobrevida maior e uma qualidade de vida melhor, mesmo na fase grave da doença. Já sintomas comportamentais e psicológicos podem ser tratados com medicações específicas e controladas.