Aposentados com carteira assinada podem sacar o FGTS todo mês

Dos 15 milhões de aposentados no Brasil, 4,5 milhões continuam no mercado de trabalho, alguns por necessidades financeiras, outros para se manter na ativa. Seja qual for o motivo, aqueles que permanecem na empresa na qual se aposentaram têm direito a sacar a grana do FGTS todos os meses.

 

O depósito feito pela empresa no Fundo de Garantia representa 8% do salário. Isso significa que um aposentado na ativa com remuneração de R$ 1 mil no trabalho pode sacar R$ 80 por mês. Vale a pena lembrar que a data de vencimento do depósito é no dia 7 de cada mês, e que a transferência para a conta solicitada pelo trabalhador leva pelo menos 15 dias. 

 

O dinheiro extra pode ser usado para complementar a renda ou, de preferência, para investir, já que o valor depositado no Fundo rende apenas 3% ao ano, bem abaixo da caderneta de poupança, que pagou 8,15% no ano passado, e os fundos de renda fixa, com rendimento de 16%.

 

Quem se encaixar nas condições para retirar o dinheiro a cada 30 dias, deve ir a qualquer agência da Caixa, munido de comprovante de residência, RG, CPF e documento do INSS que comprovem a aposentadoria (carta de cálculo e concessão do benefício).