Conferência Nacional de Previdência Social promoveu a troca de experiências

Com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências entre profissionais que atuam na gestão da Seguridade Social e elaborar propostas para a melhoria da Previdência Social brasileira, os participantes da I Conferência Nacional de Previdência Social debateram políticas de previdência, diálogos sociais, envelhecimento ativo e gestão previdenciária.

Os eixos temáticos de discussão foram: relevância dos aspectos demográficos e socioeconômico para a política previdenciária, desafios do regime geral de Previdência Social,  gestão previdenciária no âmbito do regime geral da Previdência Social, fortalecimento dos espaços de diálogo social e demais regimes do sistema de Previdência Social.

A Previdência faz parte da Seguridade Social, que inclui iniciativas de financiamento da saúde (como o SUS), da assistência social (programas como o Fome Zero e o Bolsa Família) e o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). A Constituição de 1988 estabeleceu a Seguridade Social como um direito de todos. Seu orçamento da Seguridade Social é obtido através de  receitas obtidas a partir do lucro das empresas – CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido) –, do Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), das loterias e da tributação sobre importações e folha de salários.

 “A ampliação da cobertura da Previdência traz impactos positivos para a redução da desigualdade e da pobreza”, afirma o diretor do Departamento de Previdência e Conselhos de Previdência do Sintapi-CUT e representante da entidade no Conselho Nacional de Previdência Social, Gerson Maia de Carvalho.