Feliz Dia do Idoso

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1 de outubro, o combate ao preconceito de idade foi escolhido como tema de reflexão. Segundo a ONU, a atitude preconceituosa contra pessoas idosas está associada ao pressuposto de que a discriminação por idade – e, por vezes, a negligência e o abuso contra pessoas idosas – é uma norma social e, portanto, seria aceitável.

Apesar dos grandes avanços da legislação nacional quanto aos direitos humanos das pessoas idosas, há ainda muito que se fazer no combate ao preconceito de idade em nossa cultura. A pesquisa divulgada pelo Ipea, em setembro, atestou que as pessoas idosas foram as mais afetadas pela onda de desemprego no país desde o final de 2014. A enorme diferença no aumento do desemprego entre pessoas idosas levou a experiente demógrafa Ana Camarano a enxergar um motivo mais grave e sutil do que os meramente demográficos e conjunturais: o preconceito de idade.  Segundo Camarano, “há receio das empresas de que os idosos não consigam se adaptar às novas tecnologias”.

Que este Dia Internacional das Pessoas Idosas possa contribuir para a conscientização da sociedade sobre as potencialidades das pessoas idosas.