Feliz Dia dos Avós!

Não são apenas as mães, os pais e as crianças que têm o dia deles para comemorar. O Dia dos Avós, celebrado nesta terça-feira, 26, é mais do que uma justa homenagem a essas figuras que nos cobrem de carinho e amor.

Na maioria das famílias, a figura dos avós é uma das mais queridas e respeitadas devido à experiência que acumularam ao longo dos anos e à sabedoria transmitida às gerações posteriores, principalmente aos netos e bisnetos.

A origem da data comemorativa do Dia dos Avós tem a ver com o cristianismo.  É que esse é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Em 1584, por decreto do papa Gregório VIII, o casal foi considerado santo pela vida casta e por serem avós de Cristo. Após a festa de São Joaquim ter sofrido várias alterações ao longo dos tempos, no século XX o papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

Se no dia a dia esquecemos de retribuir todo o carinho e cuidado que recebemos deles, o Dia dos Avós é uma ótima oportunidade para equilibrar a balança e dar passar o dia agarradinho com o vovô e a vovó.