Mais de 60% dos brasileiros não fazem reserva para aposentadoria

Mais da metade dos brasileiros não se prepara para a aposentadoria, contando apenas com o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para quando parar de trabalhar.

Estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil indica que 74,1% dos trabalhadores contribuem de alguma forma para o INSS, não fazem nenhum tipo de investimento visando à aposentadoria. Para a economista-chefe do SPC, Marcela Kawaut, a pesquisa mostra que os brasileiros não se previnem contra a redução de renda que terão quando precisarem parar de trabalhar, já que além do benefício do INSS possuir um valor reduzido em relação à renda ativa, as mudanças discutidas pelo governo para aposentadoria pública podem restringir ainda mais o benefício. “E quanto mais velhos, mais caros os planos de saúde e maior a propensão a ter problemas de saúde que necessitem remédios caros”, alerta.

Segundo o estudo, 38% dos entrevistados disseram já imaginar uma queda no padrão de vida caso se aposentem. Outros 13,3% consideram que nunca poderão parar de trabalhar. Dos entrevistados que fazem algum tipo de reserva, além do INSS, 19,2% disseram colocar dinheiro na poupança. Apenas 6,2% das pessoas revelaram contribuir para algum programa de previdência privada, e 6,1% responderam investir em imóveis. O valor médio dessa reserva é de R$ 258 por mês.