Mudanças nas regras da Previdência devem ser debatidas com a sociedade

Frequentemente apontada como principal vilã das contas públicas, a Previdência voltou a ser tema de uma possível reforma, a fim de reduzir as despesas obrigatórias do governo federal. Mais uma vez, querem que nós, trabalhadores aposentados, pensionistas e idosos, que contribuímos anos e anos para o país, paguemos a conta. Vale lembrar que, após 16 anos sendo penalizados pelo fator previdenciário, que reduzia em até 40% nossos benefícios, foi aprovado no ano passado o fator 85/95, que vale até 2018, e garante aposentadoria integral quando a soma do tempo de contribuição com a idade for de 85 ou mais para as mulheres ou de 95 ou mais para os homens, respeitados os tempos mínimos de contribuição de 30 anos para mulher e 35 anos para o homem.

O Sintapi-CUT acredita que qualquer mudança nas regras da Previdência deve ser amplamente discutida com a sociedade e, principalmente, com as entidades representativas dos aposentados, pensionistas e idosos. “Os idosos precisam ser os atores dessa questão, apresentando propostas que contemplem políticas públicas voltadas à nossa classe”, afirma Epitácio Luiz Epaminondas, o Luizão, presidente da entidade.

Luizão destaca a importância de conferências conjuntas, como no Fórum Nacional de Previdência e Trabalho, que conta com a presença de representantes de trabalhadores, empresários, aposentados e pensionistas. “Essa é uma questão que afeta todos os brasileiros, já que todos vão envelhecer um dia. Não basta aumentar a idade mínima e achar que o problema está resolvido. É preciso ir além e discutir a Seguridade Social como um todo”, afirma.