Por um Brasil de todas as idades

“Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”. Esse será o tema central da IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada de 25 a 29 de abril de 2016, em Brasília. O objetivo é fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa, indicando prioridades de atuação nas três esferas de governo.

Está prevista a participação de 238 delegados eleitos nas etapas territoriais, sendo 142 representantes da sociedade civil e 96 do poder público. O evento também é aberto à participação popular de pessoas interessadas em contribuir para a elaboração de propostas de políticas públicas para o segmento. “As conferências são um mecanismo fundamental para orientar gestores públicos, dirigentes das instituições,  profissionais e as pessoas idosas sobre as prioridades e estratégias mais adequadas para o enfrentamento de questões e demandas da velhice e do envelhecimento”, afirma Epitácio Luiz Epaminondas, o Luizão, presidente do Sintapi-CUT e coordenador do Comitê Executivo das Conferências Nacionais Conjuntas dos Direitos Humanos. 

No encontro, delegados eleitos nas etapas municipais e estaduais vão debater questões que contemplam pautas dos direitos humanos, saúde, educação, assistência social, entre outros. As propostas encaminhadas nas etapas municipais e estaduais serão discutidas seguindo quatro eixos norteadores: 1 - Gestão (Programas, projetos e ações), 2 - Financiamento (Fundo do Idoso e orçamento público), 3 - Participação (política e controle social) e 4 - Sistema Nacional de Direitos Humanos (violência contra o idoso). “Precisamos promover o aprofundamento desses temas para construção e o fortalecimento de uma política pública voltada às pessoas idosas”, afirma Luizão.