Representantes eleitos tomam posse no Conselho Nacional dos Direitos do Idoso
Reeleito membro do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), o presidente do Sintapi-CUT, Epitácio Luiz Epaminondas, o Luizão, tomou posse dia 26 de outubro para o biênio 2016-2018. A secretária-geral do Sintapi-CUT, Maria Coreti dos Santos, será sua suplente.
Criado em 2002, 0 CNDI tem como objetivo elaborar as diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional do Idoso. E já contabilizou avanços importantes na política de promoção dos direitos das pessoas idosas no país, como a criação do Estatuto do Idoso, instrumento que assegura direitos especiais e institui programas de promoção da qualidade de vida desta parcela da população. “Louvo o papel deste conselho no empoderamento da pauta, no monitoramento e controle social das políticas públicas relativas à pessoa idosa, à luta pela sua dignidade, à inclusão, e ao envelhecimento a partir da ótica dos direitos humanos com autonomia”, disse a secretária especial de Direitos Humanos, Flávia Piovesan, que participou da cerimônia de posse.
Os representantes eleitos também participaram de um seminário para debater os direitos e garantias para envelhecimento seguro no último dia 8 de novembro.