Vacinação antecipada contra gripe H1N1 começa dia 11

A partir do dia 11 de abril, crianças entre seis meses e cinco anos de idade, gestantes e idosos da capital e demais municípios da Grande São Paulo começam a ser imunizados contra o H1N1. A expectativa é atingir mais de 3 milhões de pessoas.

Segundo a diretora técnica de imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Helena Sato, a antecipação da vacinação ocorreu porque o vírus começou a circular mais cedo do que o previsto neste ano. “Normalmente, a gente espera que o vírus circule no inverno, mas ele se antecipou para o final do verão”, ressaltou durante o lançamento da campanha. A Região Metropolitana de São Paulo foi escolhida, acordo com Sato, por concentrar o maior número de casos de gripe H1N1 registrados até o momento no estado. Os profissionais de saúde foram priorizados por lidarem diretamente com pessoas infectadas. “O grande objetivo é proteger os profissionais de saúde que já estão na linha de frente de atendimento a essas pessoas”.

Além da H1N1, a vacina que está sendo aplicada protege contra H3N2 e a gripe tipo B. No restante do estado, a vacinação seguirá o calendário do Ministério da Saúde, com início em 30 de abril. “A proposta não é vacinar a população inteira, mas os grupos prioritários. Porque já é sabido que esses grupos, uma vez infectados pelo vírus, têm maior risco de evoluírem com complicações, como pneumonia”, enfatizou a diretora de imunização.