AVC e infarto aumentam em época de frio

       Os dias frios e secos do outono-inverno trazem complicações para a saúde da população. Além das doenças típicas dessas épocas, há o aumento na incidência de casos de infarto e de acidente vascular cerebral (AVC). A incidência de infarto chega aumentar em até 30%, segundo pesquisa feita pelo Hospital das Clínicas de São Paulo. Já os casos de AVC isquêmico registram crescimento de 20%. 

 

       A relação entre o frio e problemas cardiovasculares é motivada pela redução da temperatura do corpo. Na tentativa de preservar a temperatura corporal, organismo libera substâncias que contraem as artérias, o que contribui para o aumento da frequência cardíaca e, consequentemente, da pressão arterial.

 

EVITE FATORES DE RISCO

 

       Fatores externos também colaboram com o aumento da incidência de doenças cardiovasculares no inverno. Um deles é diminuição na atividade física durante este período do ano. A alteração de hábitos alimentares nos dias frios, quando costuma-se comer alimentos calóricos e gordurosos, e o maior sedentarismo elevam o risco de alterações metabólicas, como aumento do colesterol e da glicemia.

       

        Idosos apresentam risco elevado de ter problemas cardíacos, pois possuem reservas fisiológicas mais restritas, com menos capacidade de enfrentar essas condições. O AVC é a principal causa de incapacidade funcional em idosos no mundo porque quando ocorre, geralmente, os deixa menos comunicativos, com perda da capacidade de aprendizado e concentração. Obesos, hipertensos, fumantes e diabéticos também fazem parte do grupo de risco.

 

COMO PREVENIR

      

- Pare de fumar

- Evite consumir bebida alcoólica

- Exercite-se pelo menos 30 minutos por dia

- Verifique a pressão arterial regularmente, especialmente se houver casos de hipertensos na família

- Mantenha o colesterol controlado.