Financeiras acessam dados sigilosos de aposentados

O acesso a dados sigilosos em poder do INSS tem permitido que corretoras de bancos procurem aposentados para oferecer empréstimos consignados antes mesmo que eles recebam a primeira parcela da aposentadoria. 

O crédito consignado foi uma das causas da inadimplência de 7,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos no país no ano passado.

Segundo reportagem do jornal Gazeta do Povo,corretoras e empresas de software que produzem ou compram mailings usam brechas de segurança ou compram informações, num mercado negro de dados.

Em nota, o INSS disse que “não existe participação de servidor do INSS na contratação de operações de crédito. Toda e qualquer operação é realizada externamente ao INSS, sendo processada diretamente entre a instituição financeira que averba a operação e a Dataprev que recepciona e trata os arquivos, verificando se atende os requisitos legais para a efetivação da operação (margem consignável, CPF e nome do titular do benefício, conta corrente e agência bancária, entre outros)”.