INSS exige “prova de vida” para evitar fraudes
Com o objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos, todos os anos o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) exige que os 32 milhões de beneficiários façam comprovação de vida e renovação de senha nos bancos nos quais recebem o pagamento. O procedimento deve ser feito na data de aniversário do benefício e é restrito àqueles que recebem por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético.
O recadastramento é uma parceria entre o INSS e os bancos pagadores. Os beneficiários são avisados por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos meios eletrônicos de relacionamento com seus clientes.
Para realizar a comprovação de vida e renovação de senha, o segurado deve ir até a agência bancária levando um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação etc). Algumas instituições financeiras que possuem sistemas de biometria estão utilizando essa tecnologia para realizar a comprovação de vida nos próprios terminais de autoatendimento.
Quem não puder comparecer por motivo de doença ou dificuldade de locomoção, pode realizar a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS. Aqueles que não fizerem a prova de vida podem ter o pagamento interrompido.