Mais de 645 mil aposentadorias vão passar por pente fino
A operação pente fino nos benefícios do INSS será feita em 1.175.916 de benefícios por incapacidade, sendo 530.191 em auxílios doenças e 645.725 aposentadorias por invalidez.
Das 200 mil pericias realizadas desde julho de 2016, mais de 160 mil auxílios-doenças foram cancelados, 3.383 benefícios foram convertidos em aposentadoria por invalidez e 1.695 segurados foram encaminhados para reabilitação profissional.
Nessa fase da operação serão convocados, os segurados com menos de 60 anos de idade que estão há mais de dois anos sem terem sido periciados pelo INSS. Os segurados convocados para perícia terão cinco dias úteis para agendar a perícia pelo telefone 135 da Previdência Social.
Na data agendada, o segurado deverá comparecer à perícia, levando documentos pessoais, como RG e CPF, além de toda a documentação médica que ateste a incapacidade para o trabalho na data da perícia.
Deverão ser apresentados atestados com o diagnóstico (CID), os resultados de exames complementares a que tenha se submetido recentemente, o tratamento a que está sendo submetido no momento da perícia, a consequência à saúde do paciente e o tempo estimado de recuperação ou a inviabilidade de recuperação, no caso de incapacidade definitiva.