Parabéns, aposentados

Comemorado em 24 de janeiro, o Dia dos Aposentados nos leva a refletir sobre nossa situação e nos retrocessos propostos pelo governo Temer, que tem tirado os benefícios conquistados nos governos Lula e Dilma.

Uma de suas primeiras medidas foi acabar com o Ministério da Previdência, relegando nossos interesses a último plano. Com a justificativa de reduzir gastos com a Previdência, alterou as regras da aposentadoria por invalidez, do auxílio-doença e o acesso de trabalhadores aos fundos de previdência complementar. Também dificultou o acesso de idosos carentes ao Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/Loas). 

E agora quer entubar a reforma da Previdência, sem qualquer debate com a sociedade, que vai inviabilizar a aposentadoria de milhares de brasileiros, deixando-os sem qualquer assistência no momento que mais precisam. “Infelizmente, mais uma vez, não tivemos motivos para comemorar. Mas não podemos desanimar e vamos continuar empenhados pressionando o governo e o Congresso para modificar essa situação”, afirma Epitácio Luiz Epaminondas, o Luizão, presidente do Sintapi-CUT. Assim como em 2016, em 24 de janeiro deste ano, o Sintapi-CUT realizou atividades em suas sedes em todo o país.

 A origem

Em 24 de janeiro de 1923, o presidente Artur Bernardes sancionou o projeto do deputado Eloy Chaves que criava uma caixa de aposentadoria e pensões para os funcionários das empresas de estrada de ferro do Brasil. Essa é considerada a primeira lei brasileira de Previdência Social, e a data de sua criação foi escolhida para comemorar o Dia Nacional do Aposentado e da Previdência Nacional.