Vacinação derruba em 62% internações de idosos por complicações da gripe

A campanha de vacinação na rede pública de saúde, a partir de 1999, fez cair em 62% as internações de idosos por complicações de gripe. Os dados fazem parte de uma pesquisa inédita da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, feita em parceria com o Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

Entre 1995 e 1998, a média de internações de idosos por doenças respiratórias associadas ao vírus influenza em hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) era 5.982 casos a cada ano. Com a introdução do calendário de vacinação da gripe, caiu para 2.275 casos por ano entre 1999 e 2009. A pesquisa também apontou diminuição de 43,4% nas mortes de idosos causadas por doenças respiratórias associadas à gripe, passando de 1.921 para 1.088 mortes.

“É muito importante se vacinar porque a influenza, que é a gripe, gera muitas complicações como pneumonia ou exacerbação de alguma doença que a pessoa já tenha, podendo evoluir inclusive para óbito, especialmente no grupo de risco, que contempla idosos, pacientes com doenças crônicas, gestantes e crianças”, afirma médica sanitarista Ana Freitas Ribeiro, do Instituto Emílio Ribas, responsável pela pesquisa.