CNP lança anuário da Previdência

O Conselho Nacional de Previdência (CNP) apresentou o Anuário Estatístico da Previdência Social de 2017 na reunião realizada no dia 22 de novembro, em Brasília. O anuário traz informações sobre benefícios, contribuintes, acordos internacionais, acidentes de trabalho e vários outros temas relacionados à Previdência.

De acordo com a publicação,  houve aumento na quantidade de aposentadorias concedidas em 2017. Passaram de 1.273.194, em 2016, para 1.400.489, em 2017. Juntas, aposentadorias e pensões representaram 38,6% do total de benefícios concedidos no ano passado. A maior parte deles (57,5%) foi para mulheres.O número de benefícios ativos teve um crescimento de 2,8%, passando para 29,6 milhões.

Criado em julho de 1991, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) é um órgão de deliberação colegiada, composto de representantes do governo federal e da sociedade civil, e tem como objetivos principais deliberar sobre a política de previdenciária, apreciar e aprovar planos e programas, definir objetivos, metas, prazos e mecanismos de controle para avaliação da execução desses programas e acompanhar a aplicação da legislação pertinente à Previdência Social. Entre os três representantes dos aposentados, pensionistas e idosos está o diretor do Departamento de Previdência e Conselhos do Sintapi-CUT, Gerson Maia de Carvalho.