Idosos com renda de até dois mínimos podem viajar de graça

Idosos a partir de 60 anos com renda individual de até dois salários mínimos podem fazer viagens interestaduais de ônibus pagando metade do valor da passagem ou até mesmo de graça. 

Para emissão da carteira do idos é preciso estar inscrito no Cadastro Único do governo federal. Com documentos em mãos, a Carteira pode ser solicitada no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo.

O prazo entre o dia da solicitação e o dia de entrega da Carteira do Idoso pode chegar a até 90 dias. Enquanto o documento definitivo não for disponibilizado, há como solicitar uma declaração provisória, que terá validade por até 180 dias.

A passagem gratuita ou com desconto deve ser solicitada diretamente no guichê da empresa de ônibus. Essa solicitação pode ser feita a partir de 30 dias úteis antes da viagem até 3 horas do horário de partida.

Respeitados esses prazos, as empresas devem reservar duas vagas gratuitas para idosos. Caso estes assentos estejam preenchidos, o idoso na condição acima terá direito, a qualquer momento, ao desconto mínimo de 50%.

Do Correio do Estado