Com reforma, pedidos de aposentadoria disparam

Após a aprovação da reforma da Previdência no primeiro tuno na Câmara dos Deputados, os  pedidos de aposentaria registraram forte alta em julho. Foram registradas 235,4 mil solicitações feitas ao INSS. Um recorde para o ano.

Em junho, foram 152,6 mil pedidos e, em janeiro, segundo maior resultado do ano, 183,2 mil.

As solicitações via o aplicativo Meu INSS e pelo telefone estão em alta no ano e aceleraram em julho. A entrega de documento para aposentadoria nas agências, por outro lado, caem desde janeiro.

Com a reforma da Previdência do presidente Jair Bolsonaro, o trabalhador vai trabalhar mais e ganhar menos quando se aposentar. Se for aprovada, a proposta prevê que os homens só terão direito ao benefício integral com 40 anos de contribuição e idade mínima de 65. As mulheres terão de contribuir durante 35 anos e ter no mínimo 62 anos de idade.

A pensão, que hoje corresponde a 100% do valor da aposentadoria que o segurado, será paga no valor de 50% do salário + 10% por dependente. Ou seja, uma viúva só receberá 100% de pensão se tiver 4 filhos com idades inferiores a 21 anos. Quando atingirem a chamada maioridade absoluta, a viúva passa a receber 60%.