Hoje é Dia do Idoso!

Hoje comemora-se uma data mais que especial: o Dia do Idoso. Essa data é uma oportunidade para que todos reflitam que a idade chega para todos e, com ela, novas dificuldades surgirão.

Nós ,do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos (SINTAPI-CUT), temos orgulho de representar e lutar pelos direitos de milhões de brasileiros. Afinal, representamos 14,3% da população brasileira, com 29,3 milhões de pessoas.

Até o ano de 2006, o Dia do Idoso era celebrado em 27 de setembro. Com a criação do Estatuto do Idoso, em 1º de outubro, a comemoração foi transferida para essa data.

O Estatuto do Idoso foi um importante avanço para que os idosos tenham garantias mínimas de auxílio e melhor qualidade de vida.

Garantias que estão sendo ameaçadas por este novo governo está acabando. Uma delas é o reajuste do salário mínimo acima da infação, como se quem ganha o piso fosse o responsável pela crise econômica que não conseguem resolver.

Ele também extinguiu e diminuiu a participação popular em conselhos e fóruns de discussões para ajudar na formulação de políticas públicas.

O SINTAPI-CUT considera de suma importância  a participação ativa de representantes da sociedade para avançar na política de promoção dos direitos das pessoas idosas no país.

Apesar de todas essas dificuldades, não podemos deixar de comemorar essa data tão importante e continuar nossa luta diária para avançar em políticas públicas que garantam melhor qualidade de vida aos idosos e idosas do Brasil.