III Congresso do SINTAPI-CUT Seccional do Espírito Santo

            

          O III Congresso do SINTAPI - Seccional Estadual do Espírito Santo, realizado no dia 13 de Abril de 2019, no Centro de Treinamento Dom João Batista na cidade de Vitória/ES, teve a presença de mais de 100 pessoas, contando com a participação entre congressistas e convidados. 

     

           Além de discutir toda a agenda estatutária, com os pontos Previdência Social e Organização Sindical e a prestação de contas do mandato que se encerrou, foi também discutido entre os participantes qual é o papel do movimento sindical frente aos ataques à Previdência Social e finalizou com a eleição e posse da nova diretoria estadual que cumprirá o mandato de 2019 a 2023.

         

          O evento, coordenado pelo Sr. Gerson Maia de Carvalho - presidente do SINTAPI-ES e Secretário Nacional da Previdência Social e Jurídico do SINTAPI-CUT, iniciou-se com a intervenção do representante da CUT Espírito Santo e do SINDAEMA, o companheiro Nildo Antonio Leite, que abordou a importância da organização sindical e a conscientização da classe trabalhadora frente aos desafios atuais: "O papel dos sindicatos, na luta contra a Reforma Previdenciária, é fundamental para que possamos assegurar nossos direitos duramente conquistados ao longo dos últimos anos", enfatizou Nildo Leite, "O SINTAPI ES tem um papel de destaque nesta jornada, pois, é detentor de uma experiência prática nesta luta histórica e é reconhecidamente uma entidade especializada no tema", completou Leite.

         

        O Congresso teve também a presença do companheiro Franco Patrignani do INAS Patronato CISL, importante entidade italiana que atua em parceria com o SINTAPI-ES. Em sua intervenção Patrignani destacou que, "tanto no cenário internacional, quanto na conjuntura nacional brasileira, é crescente o avanço de uma política de extrema direita e que os aposentados, pensionistas e idosos têm sofrido muitos impactos negativos em seus direitos".

          

          Além dos destaques, tivemos a participação na abertura do III Congresso do SINTAPI-ES da companheira Maria Coreti dos Santos - Secretária Geral Nacional do SINTAPI-CUT, do Sr. Iran Milanez do SINDPÚBLICOS,  do Sr. Valdivino Lemos da Costa do SINDSEG/Vigilantes e da Sra. Ana Simplício do SINDSAÚDE ES.

          

          No fechamento do III Congresso Estadual do SINTAPI-ES, foi realizada a eleição e posse dos novos membros da direção e do conselho fiscal que conduzirão os trabalhos da gestão 2019/2023. Uma única chapa foi inscrita e eleita por unanimidade. A seguir, a relação da nova direção em seus respectivos cargos:

- Gerson Maia de Carvalho - Presidente

- Carlos Antonio Uliana - Secretário Geral & Imprensa

- João Rafael Scardua - Secretário de Finanças

- Fidelcino Pereira de Oliveira - Secretário de Organização & Formação

- Nero Paulino do Carmo - Secretário de Saúde & Meio Ambiente

- Luiza Romão - Secretária da Pessoa Idosa

- Marildes Gomes da Silva - Secretária da Previdência & Jurídico

- Iara Debora Schmidt Santos - Departamento da Mulher

- Dimas Pereira Maciel - Departamento de Combate ao Racismo & Políticas Sociais

- José Carlos Dias dos Santos - Departamento de Cultura, Lazer & Turismo

- Gilson Sena Ventura - Conselheiro Fiscal Titular

- Benedito Almeida - Conselheiro Fiscal Titular

- José Laurindo Filho - Conselheiro Fiscal Titular

- Jairo Dionizio do Nascimento - Conselheiro Fiscal Suplente

- Erandi Barbosa de Castro - Conselheira Fiscal Suplente

- Ailton Maciel - Conselheiro Fiscal Suplente

          

          Em seu discurso de posse, o recém-eleito presidente do SINTAPI-ES, Sr. Gerson Maia de Carvalho, destaca: "Quero ressaltar e agradecer a excelente participação dos presentes nos debates. Fico extremamente orgulhoso vendo a nossa casa cheia, e estou certo de que estamos trabalhando na direção do crescimento da nossa entidade". "Vamos à Luta!", finalizou Gerson Carvalho.