Ministério lança processo seletivo para composição do CNDI

Estão abertas as inscrições para entidades da Sociedade Civil Organizada interessadas em integrar o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), no biênio 2019/2021

 .

Para participar do processo seletivo, as entidades devem ser sem fins lucrativos, com atuação no campo da promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa, e ter filiados e atuação efetiva em pelo menos duas regiões do país, com exceção para as organizações que tenham recebido recursos do Fundo Nacional do Idoso nos últimos dois anos.

Serão selecionadas três entidades da sociedade civil organizada, com mandato de dois anos, sendo vedada a recondução.

A Comissão do Processo de Seletivo publicará até o dia 23 de setembro de 2019 o resultado da votação. A posse dos conselheiros será realizada até o dia 1º de outubro de 2019.

 O presidente do Sintapi-CUT, Epitácio Luiz Epaminondas, o Luizão, é um dos conselheiros do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), ligado à Secretaria de Direitos Humanos, que tem como meta formular e implementar a Política Nacional do Idoso.

 “Os idosos têm os seus direitos garantidos pela Constituição Federal, mas nem sempre respeitados. Esses debates são muito importantes para que seja pensado no idoso como um todo, e não apenas em saúde e aposentadoria”, afirma Luizão.