Pedido de aposentadoria leva 5 meses para sair

O trabalhador que pede uma aposentadoria por tempo de contribuição ao INSS espera, em média, 136 dias para saber se receberá ou não o benefício. Se o requerimento for para uma aposentadoria por idade, o tempo médio para conclusão é de 141 dias.

Os dados do INSS se referem a março deste ano e consideram benefícios solicitados em todo o país. Do total de quase cinco meses de espera por uma resposta, a maior parte se dá após o INSS receber a documentação do segurado.

No primeiro trimestre deste ano, o intervalo médio entre o agendamento realizado pela internet (no site meu.inss.gov.br) ou pelo telefone 135 e o atendimento na agência da Previdência foi de 22 dias, para o benefício por tempo de contribuição, e de 20 dias, para a aposentadoria por idade.

Após receber a papelada do segurado, portanto, o INSS ainda leva aproximadamente quatro meses para concluir a análise dos requerimentos de aposentadoria.

Os números revelam um descompasso entre a capacidade do órgão para receber os pedidos e fazer as análises. 

Ao final do primeiro trimestre de 2017, havia um intervalo de 90 dias entre o agendamento de um pedido de aposentadoria por tempo de contribuição e o efetivo atendimento em uma agência da Previdência.

Do jornal Agora