Vazamento de dados do INSS é motivo de queixas de aposentados

As queixas sobre vazamento de dados de recém-aposentados junto a ouvidoria da Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País (Aneps) subiram 400% no trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. Algumas vítimas relatam receber mais de 20 ligações por dia com ofertas de empréstimo consignado.

Em abril, o INSS admitiu a possibilidade de existir de um esquema de vazamento de dados de aposentados e beneficiários para agentes do setor financeiro. Segundo o presidente da Aneps, Edison João Costa, a situação pode estar colocando os segurados sob maior risco de fraude.

"Muitos começaram a receber oferta de consignado muito antes de saberem oficialmente que já estavam aposentados. São profissionais nem sempre certificados para atuar como agente de crédito e que fazem uma abordagem totalmente antiética", comenta.

Costa recomenda que, mesmo que decida aceitar o empréstimo, o aposentado precisa verificar se o profissional que está oferecendo o crédito é certificado, uma exigência do Banco Central para todos os agentes de crédito. Ele acrescenta que não deve haver pagamento na adesão e que o contratante deve ficar atento com as condições e taxas de juros do empréstimo.

Do Jornal Destak