Foi notificado? Você pode resolver exigências do INSS pela internet

No mês passado, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a notificar pessoas que deram entrada em pedidos de benefícios sobre a necessidade de cumprir as exigências, e até ontem, cerca de 625 mil já haviam sido contatadas pelo INSS por telefone ou mensagem de texto no celular (SMS).

Muitas vezes, a demora para começar a receber um benefício previdenciário, como aposentadoria ou pensão por morte, pode estar relacionada a uma exigência — ou seja, uma informação ou documentação complementar que precisa ser enviada pelo cidadão para dar andamento ao processo. Atualmente, existem 861 mil requerimentos que já passaram pela análise do INSS e agora dependem de alguma ação por parte do segurado. Com as agências fechadas, é preciso corrigir a pendência por site ou aplicativo.

“Lembramos que as notificações são contínuas, à medida que novos requerimentos são feitos e pendências detectadas durante a análise”, ressaltou a autarquia.

Não é preciso esperar o contato do instituto para saber se o processo está parado. A notificação é automática e aparece no visor do smartphone para todos que tenham o aplicativo Meu INSS instalado no aparelho. Além disso, o segurado também pode obter a informação através da central telefônica 135. Em ambos os canais estão descritos quais documentos ou informações ele precisa apresentar.

Segundo o INSS, o tempo médio de conclusão dos benefícios previdenciários, atualmente, é de 39 dias. Por isso, se o segurado deu entrada em algum pedido há mais tempo, vale a pena conferir se precisa cumprir alguma exigência. Vale lembrar, porém, que por lei o instituto tem até 45 dias para concluir a análise dos benefícios.