Lazer para pessoas idosas: como aproveitar o tempo livre

O lazer para a pessoa idosa é e deve ser uma prioridade pois contribui para o envelhecimento saudável. As atividades recreativas e de lazer são essenciais em todas as etapas da vida. Na infância e adolescência, contribuem para o desenvolvimento do corpo e para a socialização. Já na fase adulta, trazem prazer e bem-estar, melhorando a saúde de forma geral.

O lazer para pessoa idosa também é parte importante da rotina. Apesar disso, um estudo realizado por estudantes mineiros em 2013, mostrou que, embora 26% do dia de uma pessoa com mais de 60 anos seja dedicado ao lazer, essas atividades não trazem qualquer benefício à saúde.

Neste artigo apresentamos algumas alternativas de lazer mais ativas, que proporcionam uma série de benefícios e contribuem para a saúde física e mental da pessoa idosa.

Lazer para pessoa idosa: qual o conceito?

O sociólogo Joffre Dumazedier define o lazer como “(… ) um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.”

Com a aposentadoria, o lazer para a pessoa idosa é uma forma de ocupar o dia com atividades mais prazerosas, especialmente nessa etapa em que responsabilidades como o trabalho e a criação dos filhos costumam estar concluídas.

Porém, como já foi dito, nem todos aproveitam a maior quantidade de horas livres com atividades benéficas.

Muita pessoas idosas usam o tempo ocioso assistindo TV ou apenas descansando, enquanto poderiam equilibrar esses momentos com atividades mais ativas.

Atividades recreativas para pessoas idosas – Jogos e brincadeiras

Uma forma saudável de lazer para pessoas idosas é a realização de atividades recreativas, como as brincadeiras.

Assim como acontece na infância, os jogos estimulam a mente, trabalham a integração social, ajudam a diagnosticar problemas de saúde e a trata-los, além de constituírem momentos de diversão e bem-estar.

Conheça algumas sugestões de jogos e brincadeiras no lazer para pessoas idosas:

Xadrez;

Bingo;

Adedanha;

Sudoku;

Palavras-cruzadas;

Jogos de cartas;

Dominó;

Atividades lúdicas para pessoas idosas – estimulando a mente de uma forma divertida

Lúdico é uma palavra com origem latina e refere-se ao universo das brincadeiras. As atividades lúdicas são aquelas que ensinam por meio da brincadeira, estimulando a criatividade e contribuindo para o desenvolvimento intelectual.

Com o grande crescimento do número de pessoas idosas no brasil e o aumento da expectativa de vida no país, cuidar da saúde da mente é tão importante quando cuidar de todo o corpo. Veja as nossas sugestões de atividades lúdicas:

Ioga;

Quebra-cabeças;

Oficinas;

Cursos de artesanato;

Cursos de idiomas;

Caminhadas em dupla ou grupos;

Aulas de pintura;

Grupos de leitura;

Rodadas de música e dança;

Sessões em grupo para contar histórias;

Aulas de teatro.

Turismo para a pessoa idosa – nunca é tarde para conhecer novos lugares!

Um modelo de lazer para pessoas idosas que tem ganhado cada vez mais adeptos é o turismo. Aquela imagem de que uma pessoa idosa estava destinada a ficar em casa, tendo dias muito tranquilos e, às vezes, até mesmo solitários está ficando para trás.

Com a expectativa de que o número de pessoas idosas chegue ao equivalente a 22% da população mundial até 2025, as empresas de turismo têm incrementado suas ofertas e criado pacotes especiais para essa faixa etária.

Segundo dados do Ministério do Turismo, divulgados em 2016, 25% das pessoas idosas planejaram viagens, sendo 40% para destinos internacionais. Além disso, 15% viajaram sozinhas, um reflexo do ganho de independência nos últimos tempos.

As novas ofertas, a manutenção da saúde mesmo em idades mais avançadas e o preparo do mercado para receber esse novo perfil de turista têm contribuído para que muitas pessoas realizem o sonho de fazer uma viagem, e, agora, sem a obrigatoriedade de voltar antes do tempo desejado porque as férias acabaram.

Lazer para a pessoa idosa: quais os benefícios?

Usar o tempo livre com atividades de lazer traz benefícios à saúde do corpo e da mente, contribuindo muito para a melhoria da qualidade de vida. Em uma fase com altos índices de depressão, doenças cardíacas e da solidão, aproveitar esses momentos resulta numa série de vantagens:

Melhora a memória

Ao trabalhar o cérebro, a memória também fica mais ativa. Quanto mais informações o cérebro recebe, mais ele “precisa” de coisas novas.

Jogos como palavras-cruzadas, sudoku, dominó ou aprender uma nova língua ajudam – e muito – a exercitar o cérebro todos os dias.

E os exercícios mentais são bons para todas as idades. O ideal é praticar essas atividades ainda na juventude para chegar a essa fase com o cérebro mais forte.

Diminui a solidão

É comum que as pessoas idosas se sintam sozinhas. O lazer nesta fase da vida é uma das formas mais indicadas para combater a solidão.

Atividades em grupo, como cursos, oficinas, turismo e exercícios físicos são uma excelente oportunidade para conhecerem outras pessoas, trocarem experiências e fazerem novas amizades.

Reduz os índices de depressão

Ao realizarmos atividades prazerosas, o organismo libera endorfina, um substância conhecida por provocar sensação de bem-estar e felicidade.

Atividades como a dança ou os exercícios físicos em grupo fazem com que o corpo produza mais endorfina, deixa a pessoa idosa mais confiante, afasta a timidez e também a solidão.

Melhora a coordenação motora

Algumas das atividades de lazer para as pessoas idosas demandam certos movimentos do corpo, como o aprendizado de novos passos ou os pontos de uma peça em artesanato com agulhas.

Isso faz com que toda a coordenação seja trabalhada, melhorando a firmeza dos movimentos, de forma geral.

Proporciona a integração social

Para a pessoa idosa, é comum que o relacionamento seja composto principalmente por laços familiares.

A realização de atividades ajuda a criar novos círculos, proporcionando às pessoas idosas amizades próprias e que não necessitem do intermédio dos filhos ou netos.

Viu como o lazer para pessoas idosas é importante? Além de divertido, resulta em vários benefícios para a saúde.

Artigo adaptado do Blog LIFE Link