SINTAPI-CUT completa hoje 20 anos de existência

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos – SINTAPI/CUT, completa hoje, 20 anos de existência. Fundado em 18 de maio de 2000, teve sua filiação à CUT aprovada na Plenária de 24 de janeiro de 2001 – Dia Nacional do Aposentado.

A criação do SINTAPI/CUT foi fruto da participação ativa dos sujeitos que constituem o Ramo dos(as) Aposentados(as), Pensionistas, Idosos(as), articulada a extensos debates e resoluções aprovadas em várias instâncias da CUT, atendendo às demandas de organização do Ramo no âmbito CUTista.

A fundação deste Sindicato criou condições para avançar e unir na luta pelo fortalecimento da política pública de Seguridade Social, em defesa da Previdência Social Pública, Universal e de Qualidade, contra as privatizações e para conquistar outras reivindicações da classe trabalhadora, bem como pautar na agenda CUTista o debate sobre geração, relações inter-geracionais, envelhecimento saudável, Direitos dos Idosos e cidadania dos(as) aposentados(as), pensionistas, idosos(as) e trabalhadores(as) com deficiência.

O presidente nacional do SINTAPI-CUT, Epitácio Luiz Epaminondas, o Luizão, ressalta que "a fundação do nosso Sindicato foi o anseio dos aposentados, pensionistas e idosos de norte a sul do país, na construção de uma entidade que representasse exclusivamente o Ramo". Luizão lembra que "no transcorrer desses 20 anos, houve muitas dificuldades, mas, também muito reconhecimento. O SINTAPI-CUT nunca fugiu da sua missão de lutar por uma sociedade justa, de fortalecer à CUT e as forças progressistas do país". Luizão finaliza dizendo que, "estamos passando por uma pandemia devido ao novo Coronavírus - Covid-19, e infelizmente não podemos nos reunir para celebrar essa data tão marcante. Hoje temos que nos preocupar em preservar as vidas dos aposentados, pensionistas e idosos, que devem permanecer em máximo isolamento dentro das suas respectivas casas, para quando tudo isso passar, darmos mais fôlego para nossa luta! Viva o SINTAPI-CUT! Feliz aniversário!"

Parabéns a todos e a todas que fizeram e fazem parte desta vitoriosa história!