8 de Março - Mulheres ocupam as ruas de cidades do país

Após dois anos, as mulheres voltam às ruas em manifestações contra a violência, contra a carestia, em defesa do emprego e com o grito “Bolsonaro, Nunca Mais”

O 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, este ano, está sendo marcado pela volta das manifestações presenciais. Às ruas de várias cidades do Brasil, elas levaram suas vozes em defesa do emprego e contra a carestia e elevaram o tom no protesto contra a violência cotidianamente praticada contra as mulheres, de várias formas – psicológica, física e econômica.

Neste dia, o machismo e a misoginia foram alvo principal das manifestações e o grito “Bolsonaro Nunca Mais!”, a palavra de ordem em todos os protestos.

Em São Paulo, a manifestação começou às 14h com a concentração das mulheres da CUT no Espaço Lélia Abramo, nas proximidades da Avenida Paulista. De lá elas seguiram em marcha até o vão livre MASP, onde foi realizado o ato principal, reunindo lideranças da CUT, centrais sindicais, movimentos sociais, feministas, lideranças políticas e outras personalidades.

Os atos se espalharam por todas as regiões do país. Para a diretora do Departamento da Mulher do SINTAPI-CUT Nacional, Juraci Alves Teixeira, "o dia Internacional da Mulher é uma data que marca a luta de todas as mulheres no mundo, pelo direito de igualdade entre os gêneros, contra a violência sofrida por elas e por sua plena emancipação social".