SINTAPI-CUT completa 22 anos de existência e resistência

Sintapi completa 22 anos de lutas e resistência

O Sintapi-CUT completou, neste dia 18 de maio, 22 anos de existência e resistência. São mais de duas décadas de lutas em defesa dos aposentados, pensionistas e idosos. Hoje, a entidade procura lutar principalmente por políticas públicas capazes de garantir a qualidade de vida dos seus representados e representadas, além de reestruturar seus serviços de benefícios, e assistência jurídica .

Ao longo dessa trajetória, graças a participação ativa do Sintapi-CUT e de outras entidades, obtivemos conquistas importantes para os mais de 35 milhões de aposentados, pensionistas e idosos de todo o país.

Hoje, apesar de todas as adversidades, principalmente após o golpe parlamentar de 2016 e com os ataques do atual governo de extrema direita contra a classe trabalhadora, a entidade ainda se mantém em pé com 20 Instâncias Organizativas Orgânicas em 9 Unidades Federativas do Brasil, a saber, Pará, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com quase 5 mil associados.

O presidente Nacional do SINTAPI-CUT, Epitácio Luiz Epaminondas (Luizão) relembra que: "O SINTAPI-CUT, foi fundado em 18 de maio do ano de 2000, num encontro na cidade de São Paulo com de mais 500 aposentados, pensionistas e Idosos. Tenho muito orgulho de participar desta entidade desde sua fundação. Foram muitos os desafios, avanços e também alguns retrocessos, mas, mantemos a entidade sempre ativa e com grande potencial de crescimento."

Luizão também relata como está a entidade neste ano: "O SINTAPI-CUT teve um período de grande dificuldade quando no ápice da pandemia pelo Covid 19, tivemos que prorrogar a maioria dos mandatos das Instâncias de organização de Base, pois, não podíamos realizar assembleias e os congressos regionais, além do corte da nossa receita durante 10 meses em razão da paralização do Acordo de Cooperação Técnica com o INSS para o desconto em folha das mensalidades sindicais. Entretanto, no ano de 2022, já com as receitas reestabelecidas, estamos realizando todas as atividades represadas nos dois anos anteriores, são 18 Congressos Regionais e Estaduais para este ano. Estamos trabalhando esta demanda de 3 anos em um único ano. Estamos muito animados e prontos para ampliação do SINTAPI para todos os Estados brasileiros, que venham os próximos 22 anos", finaliza Luizão.