SINTAPI-CUT mantém atuação como membro titular no CNS – Conselho Nacional de Saúde

O SINTAPI-CUT é uma entidade de classe que sempre se preocupou com a democracia participativa na sociedade. Tem atuado há anos em diversos Conselhos em nível nacional, estadual e municipal.

Os principais Conselhos que a entidade atua em nível nacional são: CNPS – Conselho Nacional de Previdência Social; CNDI – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e CNS – Conselho Nacional de Saúde.

Tem sido assim, com uma participação consistente no CNS – Conselho Nacional de Saúde. Na atualidade, o SINTAPI-CUT possui cadeira titular neste importante espaço democrático e é representado pelo companheiro Raimundo Carlos Moreira Costa – o Repolho – Secretário Nacional de Saúde & Meio Ambiente do SINTAPI-CUT.

Em que pese as dificuldades impostas pelo atual desgoverno Bolsonaro, a agenda de atividades e encaminhamentos do CNS está a todo vapor, graças à organização e pressão social de seus membros participantes, esses oriundos dos diversos setores da sociedade, como o movimento sindical, os movimentos sociais, entre outros, atuando no caso, como usuários de todo o sistema de Saúde no Brasil.

O Companheiro Repolho, membro titular do CNS da gestão 2021-2024, destacou como atividade fundamental para o próximo período as reuniões ordinárias mensais em que são discutidos os principais temas da saúde no Brasil na atualidade: “Esses encontros ordinários são muito importantes, pois discutimos as pautas prioritárias da saúde e que são necessárias para a melhoria principalmente do SUS – Sistema Único de Saúde. Abordamos, dialogamos e deliberamos sobre o panorama atual da COVID-19, além de organizarmos as Comissões Intersetoriais que desenvolvem os encaminhamentos de temas como a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, o financiamento adequado e suficiente ao SUS, a Saúde Mental e diversos outros temas. A luta é árdua, mas não abaixamos a cabeça e continuamos a defender a Saúde Pública, Integral e de Qualidade para todos e todas brasileiros” enfatizou Repolho.

Quem quiser saber mais detalhes da atuação do Conselho Nacional de Saúde e ficar por dentro de todo esse trabalho, pode acessar o link a seguir: http://conselho.saude.gov.br/reunioes-cns