Dia 24 de Janeiro - Dia do Aposentado(a) e Cem anos de Previdência Social

Cem anos depois da edição da primeira norma brasileira sobre previdência social, a Lei Eloy Chaves, em 24 de janeiro de 1923, o direito à aposentadoria, seja na iniciativa privada ou no serviço público, passou por inúmeras mudanças. Tanto tempo depois, as conquistas gradualmente alcançadas a partir de muita luta e pressão dos trabalhadores e trabalhadoras permanecem sob constante ameaça.

As sucessivas reformas da previdência, sob o argumento de sanear as contas e recompor um suposto déficit, vêm distorcendo o conceito de proteção social que um dia norteou o ordenamento jurídico sobre o tema.

Nós, aposentados(as), pensionistas e idosos vimos nossos direitos garantidos na Constituição Federal de 1988, serem retirados, reduzindo drasticamente os nossos vencimentos num momento em que a vida mais nos demanda, depois de 30 ou 35 anos de dedicação ao trabalho, construindo arduamente a riqueza do nosso país.

Desta forma, o ano de 2023 é marcado por várias questões que devem ser motivo de luta e disposição do nosso ramo. Neste dia 24 de janeiro de 2023, celebramos o dia dos Aposentados e Aposentadas, mas também celebramos 100 anos da Previdência Social brasileira.

O presidente nacional do SINTAPI-CUT, Epitácio Luiz Epaminondas (Luizão), enfatiza que: " Neste século de existência da Previdência Social, a sociedade brasileira passou por diversas modificações estruturais. Não foi fácil aos trabalhadores e trabalhadoras manterem o direito à aposentadoria ou pensão. Nós, aposentados, pensionistas e idosos temos que continuar na luta, articulando políticas públicas previdenciárias, garantindo a permanência e ampliando os direitos da atual geração de aposentados e pensionistas, assim como das gerações futuras".

Além desses importantes eventos, este início de ano marca também o início de um novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, democraticamente eleito em 2022. Apesar das tentativas de ataques da extrema direita, com atos golpistas e terroristas, a sociedade brasileira se renova em esperança em ter seus direitos garantidos e ampliados, em especial em seus direitos trabalhistas e previdenciários.

Parabéns aos guerreiros e guerreiras, aposentados e aposentadas do Brasil! A luta é contínua...

Direção Nacional Plena do SINTAPI-CUT