NOTA DE FALECIMENTO - ISRAEL ANTUNES DE ALMEIDA

É com extremo pesar que comunicamos o falecimento no dia 04 de fevereiro de 2023, aos 74 anos de idade, do companheiro Israel Antunes de Almeida, ex-diretor de base do SINTAPI-ITAPEVA/SP e Região.

O companheiro Israel, nasceu em 02/01/1949, na cidade de Ribeirão Branco, anterior de São Paulo. Boa parte da sua vida profissional foi dedicada como trabalhador motorista do transporte público rodoviário, categoria que abraçou integralmente por meio das lutas sindicais. Foi dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sorocaba/SP e Região por mais de três décadas. Foi um dos fundadores do SINTAPI-CUT Regional Itapeva/SP e Região no ano de 2009, em que atuou até meados do ano de 2022.

Além da intensa atividade sindical, Israel teve uma importante atuação junto ao Partido dos Trabalhadores na cidade de Itapeva/SP. Foi eleito vereador na cidade para a gestão de 2000 a 2004. Ocupou a presidência da Câmara Municipal de Itapeva/SP nos anos de 2001/2002 com importantes proposições para a população.

Todos e todas o reconheciam como uma pessoa arrojada, um pensador no meio sindical. O presidente nacional do SINTAPI-CUT, Epitácio Luiz Epaminondas (Luizão) lamenta profundamente a perda do companheiro e relata: "O companheiro Israel era um valoroso mestre, iluminado. Amava o que fazia. Nos ensinou muito sobre a construção e a luta sindical. Em várias ocasiões ele citou ensinamentos espiritualizados para nos incentivar, como a frase Kardecista em que fala '...que os mais fortes arrastam os mais fracos, entendendo-se, porém, que o mais frágil de hoje pode ser a potência mais alta do amanhã, tudo depende do aproveitamento individual de cada um...' " finaliza Luizão.

Seu sepultamento foi realizado no dia 05/02/2023 no Cemitério Ecumênico de Itapeva/SP.

ISRAEL ANTUNES DE ALMEIDA - PRESENTE!