SINTAPI-CUT participa da 2ª Reunião no ano com o Ministro da Previdência

Carlos Lupi: “O resgate da Previdência Social garante o futuro do Brasil”

Ministério da Previdência pretende estimular ampliação dos acordos de cooperação técnica do INSS com sindicatos representantes de Aposentados, Pensionistas e Idosos

Em reunião realizada nesta terça-feira (28/fev) entre entidades nacionais de trabalhadores aposentados, pensionistas e idosos em Brasília, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que “o resgate da Previdência Social garante o futuro do Brasil”. A ideia do ministro é fomentar a ampliação dos acordos de cooperação técnica entre o INSS e as organizações sindicais.

“O apoio dos sindicatos é essencial para que consigamos prestar serviços mais abrangentes e eficientes em todos os estados do Brasil”, disse.

“Em curto prazo, vamos reduzir, progressivamente, as filas com a concretização de novas rotinas de atendimento e processamento”, projetou.

Esteve presente nesta importante reunião o presidente nacional do SINTAPI-CUT, o Sr. Epitácio Luiz Epaminondas (Luizão), que protocolou uma pauta de reivindicações com 13 pontos, que visa resgatar condições mínimas para a realização da atividade sindical do ramo de aposentados, além de pontos como o fim das filas de espera para o atendimento à concessão de benefícios, que já acumulam em quase 2 milhões de casos entre pensões e aposentadorias.

Também tiveram presentes na reunião, acompanhando o Presidente Nacional dos SINTAPI-CUT, o Prefeito da cidade de Guapiaçu/SP, o Sr. Jean Carlos Vetorasso, a Sra. Roseli Pedro, presidente da Câmara de Vereadores de Guapiaçu/SP e o Sr. Renato Lorenzzi, vereador mais votado da cidade.

Ao receber propostas vinculadas a questões sociais e financeiras, Lupi garantiu que as temáticas estão em destaque na nova gestão do Ministério e, consequentemente, nas áreas vinculadas, como o Conselho Nacional de Previdência Social.

“O debate é a base da democracia. Por isso, priorizamos e fortalecemos os conselhos, que analisarão coletivamente pautas prioritárias a partir da contribuição contínua do governo, aposentados, empregados e trabalhadores”, relatou o ministro Carlos Lupi.

Com muito trabalho, o governo federal está comprometido com a reconstrução do serviço público para garantir o acesso à plena cidadania de cada brasileiro”, completou, ao lado dos secretários de Regime Geral e Regime Próprio e Complementar do Ministério, Adroaldo Portal e Paulo Pinto, respectivamente.

Para o presidente do INSS, Glauco Wamburg, o processo de evolução constante da autarquia estará evidente, ao longo do ano, no dia a dia dos beneficiários.

“Vamos construir soluções coletivas para superar os desafios. E o INSS está engajado, com o apoio dos servidores, para atender às demandas diárias de cada cidadão”, comentou.

O encontro contou ainda com as presenças de demais entidades sindicais, como o SINDNAPI da Força Sindical, COBAP, CONTAG, entre outras.

Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência (gov.br)