SINTAPI-CUT participa de audiência com o novo Ministro da Previdência Carlos Lupi

O SINTAPI-CUT participou de audiência com o novo Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, no último dia 25 de Janeiro no gabinete do Ministro em Brasília-DF.

A iniciativa foi solicitada pelo coletivo das principais entidades nacionais que representam os aposentados e pensionistas no Brasil, composto pelo SINTAPI-CUT, SINDNAPI-Força Sindical, SINDIAPI-UGT, CONTAG, COBAP, SINAAP-CTB, entre outras.

O encontro marcou o início da retoma das discussões dos principais temas que envolvem os interesses dos aposentados, pensionistas e idosos no país, assim como dos trabalhadores e trabalhadoras da ativa como, por exemplo, o atendimento dos beneficiários pelas agências físicas, a ação para colocar em dia a fila de espera para concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que já atingiu a marca de 5,5 milhões de brasileiros, de acordo com informações da equipe de transição do Governo Federal.

Além dessas demandas, foi destacada pelo coletivo a necessidade de um novo marco de regulamentação do funcionamento das entidades, uma vez que, no governo anterior, houve um movimento claro de inserir instrumentos em Decretos e Instruções Normativas, para dificultar as ações dessas entidades representativas, em especial nas possibilidades de arrecadação.

Representando o SINTAPI-CUT participaram os companheiros Raimundo Carvalho de Oliveira – Presidente do SINTAPI-DF e membro da Direção Plena Nacional do SINTAPI-CUT no Conselho Diretivo Regional Centro-Oeste e Trajano Silva Jardim – Secretário de Finanças do SINTAPI-DF. O Companheiro Raimundo destacou que: “É muito importante a demonstração de diálogo do novo Ministro Carlos Lupi, do recém-recriado Ministério da Previdência Social, situação essa que não observávamos no governo anterior. Tínhamos muitas dificuldades nesta relação e com esse novo marco, retorna a nossa esperança que teremos avanços para os trabalhadores(as) nas matérias previdenciárias”.

Fechando o evento, o Ministro Carlos Lupi declarou que estudará a possibilidade de um Fórum permanente de debates com as entidades representativas assim como o fortalecimento do CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social). Foi indicado ainda um novo encontro para o próximo mês de fevereiro/2023, em que as entidades poderão apresentar suas demandas de maneira sistematizada.