Hoje é dia 24 de Janeiro, Dia da Pessoa Aposentada e dia de LUTA!
Mais do que um dia de homenagens, o dia 24 de janeiro marca a luta das vidas daquelas pessoas que tanto fizeram para o crescimento do nosso país. Aposentados e aposentadas que através do seu trabalho tiveram papel fundamental na nossa história.
Todos e todas sabemos que para a população brasileira em geral só se aposenta quem trabalha e consegue contribuir com a Previdência Social. E se hoje temos um país estruturado para os mais jovens, com estradas, hospitais, infraestruturas, grandes metrópoles, desenvolvimento científico, escolas, Previdência Social, etc., tudo isso é fruto em grande medida do trabalho social e histórico das pessoas aposentadas.
Além desse legado histórico de muito trabalho, existe o legado político da ação sindical e da própria movimentação política no país, instrumentos fundamentais para a classe trabalhadora de ontem e de hoje mudar e melhorar a sua condição de vida e lutar por uma Previdência Social pública, universal e solidária intergeracional.
Nesta direção, o SINTAPI-CUT reforça a importância do seu papel de organização social no sentido de intensificar essa luta para manter a nossa Previdência Social em níveis sustentáveis com o objetivo da manutenção de uma vida digna para todos(as) aposentados(as), pensionistas e pessoas idosas.
Neste ano de 2024, apesar dos avanços efetuados pelo Governo Lula 3, em que se observa a queda do desemprego, o aumento real do Salário Mínimo e o crescimento positivo do país, ainda temos o desafio para os próximos períodos de conquistarmos aumento real para as pessoas aposentadas que ganham acima de um salário mínimo. Nossa luta deve se espelhar no que a própria Constituição prevê sobre as aposentadorias e pensões que é de manter seu poder de compra. Os estudos dos principais Institutos e Departamentos do país, como por exemplo os do DIEESE, mostram que o custo de vida para os/as aposentados(as) é bem maior do que os números oficiais apresentados, pois é justamente nesta fase da vida que ocorre o aumento da utilização de determinados produtos, como por exemplos, alimentos diferenciados, remédios de alto custo, especialidades médicas, cuidadores profissionais, transportes específicos, etc.
Assim, o SINTAPI-CUT além de homenagear todas as Pessoas Aposentadas, Pensionistas e Idosas, pelo dia comemorativo, reforça que estaremos na luta para aprimorar os direitos desse segmento e convida a todos e todas: VENHA FAZER PARTE DO SINTAPI-CUT!!
Procure no link: https://sintapicut.org.br/estrutura-interna uma Instância mais próxima de você e ASSOCIE-SE!!!
PARABÉNS AOS APOSENTADOS E APOSENTADAS DO BRASIL!!!
DIREÇÃO NACIONAL DO SINTAPI-CUT.

*Um pouco de história...
Criada em 24 de janeiro de 1923 pela Lei Eloy Chaves, a Previdência Social brasileira completa 101 anos. Essa lei instituiu as Caixas de Aposentadoria e Pensões para atender trabalhadores de ferrovias e depois evoluiu até chegar ao sistema previdenciário atual.
Esses primeiros beneficiários tinham direito à aposentadoria aos 50 anos de idade e 30 anos de serviço. A Previdência Social é a política de transferência de renda mais importante do País. São mais de 58 milhões de pessoas contribuindo com o sistema, que paga mensalmente 37 milhões de benefícios previdenciários.
Um dos desafios do sistema previdenciário é o aumento de pessoas beneficiadas e a diminuição do número de contribuintes. Há 100 anos os idosos representavam 4% da população brasileira, percentual que hoje chega a 15%. A expectativa de vida passou de 62 anos em 1960, ano de edição da primeira Lei Geral de Previdência, para 77 anos atualmente.
O aumento da longevidade dos brasileiros, segundo especialistas, exige revisão do modelo. Desde a promulgação da Constituição de 1988, já foram sete reformas na Previdência Social.
*FONTE: Radio Senado