25 e 26/10/2019 - SINTAPI participa do CECUT-ES

Dirigentes do SINTAPI-ES participam do CECUT - Espírito Santo

Realizado nos dias 25 e 26 de outubro, o CECUT-ES (Congresso Estadual da CUT Espírito Santo), na cidade de Serra, teve a participação dos dirigentes sindicais da Seccional Estadual do SINTAPI-ES, o companheiro Gerson Maia de Carvalho, presidente estadual e do companheiro João Rafael, tesoureiro.

Foram dois dias de intensos debates sobre a reforma sindical; análise da conjuntura nacional e internacional; e sobre os impactos da Reforma da Previdência na vida do trabalhador e da trabalhadora. Neste último tema, os expositores foram os companheiros Gerson Maia do SINTAPI-ES e o companheiro Rodolfo Gomes Amadeo.

Reforma da Previdência no CECUT-ES

Foi discutido principalmente como a Reforma da Previdência altera a possibilidade de homens e mulheres em se aposentar, como por exemplo, a diminuição do valor dos benefícios. Foi explicado pelos expositores que, com as novas regras determinadas pela a reforma da previdência, o valor da aposentadoria será calculado com base na média de todo o histórico de contribuições do trabalhador, não descartando as 20% mais baixas como feito atualmente. Ao atingir o tempo mínimo de contribuição que é de 15 anos para mulheres e 20 anos para os homens, os trabalhadores do regime geral do INSS terão direito a 60% do valor do benefício integral, com o porcentual subindo dois pontos para cada ano a mais de contribuição. As mulheres terão direito a 100% do benefício quando somarem 35 anos de contribuição. Já os homens só terão direito a 100% do benefício quando tiverem 40 anos de contribuição, além de levar em consideração a idade mínima de 62 anos de idade para as mulheres e de 65 anos de idade para os homens.

No último dia dos trabalhos foi realizada a eleição da direção estadual da CUT-ES que irá conduzir a entidade no estado na gestão 2019-2023. Destaque para eleição do companheiro João Rafael - tesoureiro do SINTAPI-ES, que foi eleito para a direção plena da CUT-ES: "Estou muito confiante que retomaremos nossas principais bandeiras para melhorar a vida dos trabalhadores aposentados, assim como a dos trabalhadores que ainda estão na ativa", ressaltou João Rafael.