18 mar 2023 - IV Congresso Estadual do SINTAPI-ES

O Evento foi realizado no dia 18 de março de 2023, no Centro de Treinamento Dom João Batista, na cidade de Vitória/ES

Com excelente adesão da categoria dos aposentados, pensionista e idosos de todo Estado do Espírito Santo, com cerca de 120 participantes, entre congressistas e lideranças sindicais CUTistas da região, foi realizado o IV Congresso Estadual da Seccional de Base do Espírito Santo do SINTAPI-CUT.

A atividade, que ocorre a cada 4 anos, teve como lema "APOSENTADO DO TRABALHO SIM, DA LUTA NUNCA" e homenageou os companheiros Ailton Maciel e José Laurindo Filho, dirigentes da entidade no Estado do ES falecidos durante o mandato que se encerrou.

A abertura do IV Congresso do SINTAPI-ES contou com a presença de lideranças de dez entidades sindicais de trabalhadores(as) da ativa do Estado do ES que apresentaram forte apoio político aos aposentados, pensionistas e idosos. Além desse bom relacionamento desenvolvido ao longo dos anos, algumas dessas entidades possuem parceria com o SINTAPI que presta assessoria e atendimentos previdenciários aos(às) trabalhadores(as) da ativa, principalmente na análise do direito e na concessão e revisão de benefícios. Estavam presentes as seguintes lideranças sindicais: Carlos Chácara - SINDSEP-ES; Edson Wilson (Edinho) - SINERGIA-ES; Eliane Inácio - SISPMC (Servidores Municipais de Colatina/ES); Paulo Roberto Andra - SENALBA-ES; Iran Caetano - SINDIPÚBLICOS-ES; Nildo Mendonça - SINTEC-ES; Elci - SINDIPÚBLICOS-ES); Penha - SINTECT-ES (Correios); Max Célio - SINDIMETAL-ES e Clemilde Cortes Pereira - CUT-ES / FETAM-ES.

A Companheira Clemilde Cortes Pereira, presidenta da CUT-ES, destacou: "O papel do SINTAPI-ES no estado é de fundamental relevância. A luta da classe trabalhadora não cessa quando nos aposentamos. A vida continua e temos que nos organizar e nos posicionar politicamente para reivindicar melhores condições de vida aos aposentados, pensionistas e idosos. O SINTAPI-ES está de parabéns por conduzir de forma exemplar essa luta!"

Após as saudações e manifestações políticas das lideranças, ocorreu a análise de conjuntura política brasileira pelo companheiro Edinho do SINERGIA-ES. Na sequência foi realizada a apresentação pelo companheiro Gerson Maia de Carvalho, presidente do SINTAPI Estadual do Espírito Santo, das principais mudanças previdenciárias após a reforma da previdência ocorrida em novembro de 2019. Foi realizada ainda pelo companheiro João Rafael Scardua - Secretário de Finanças do SINTAPI-ES - a apresentação, debate e aprovação da prestação de contas do mandato que se encerrou do SINTAPI-ES.

Edinho - SINERGIA-ES em sua análise de conjuntura reforça: "O Brasil tem que buscar a retomada do crescimento econômico e, para isso, é necessário avançar nas pautas do desenvolvimento social, com criação de empregos de qualidade e uma previdência pública que garanta a qualidade de vida das pessoas"

Gerson Maia de Carvalho - Reeleito Presidente do SINTAPI-ES: "Após a reforma da Previdência Social ocorrida em novembro de 2019, ficou ainda mais difícil conquistar a tão sonhada aposentadoria. Para uma boa parte dos(as) trabalhadores(as) não mais ocorrerá a aposentadoria por tempo de contribuição, com exceção de alguns casos de transição. Benefícios como a pensão por morte tiveram perdas financeiras significativas. Por isso, o SINTAPI-ES vem se especializando no direito previdenciário para achar a melhor chance de obtenção de concessão desses benefícios, além da realização da luta sindical para a mudança da legislação".

Por fim, ocorreu a eleição e posse da nova diretoria do SINTAPI Seccional Estadual de Base do Espírito Santo, que terá a missão de conduzir os trabalhos na gestão 2023 / 2027. Foram eleitos por unanimidade os seguintes membros:

Gerson Maia de Carvalho

Presidente

Sérgio Luiz Guerra

Secretário Geral

João Rafael Scardua

Secretário de Finanças

Fidelcino Pereira de Oliveira

Secretário de Organização

Nero Paulino do Carmo

Secretário de Saúde & Meio Ambiente

Josias Duarte Carneiro Filho

Secretário da Pessoa Idosa

Maria do Carmo de Freitas Coutinho de Gregório

Secretária da Previdência & Jurídico

Marildes Gomes da Silva

Departamento da Mulher

Isaias Santana da Rocha

Departamento de Combate à Descriminação Racial & Pol. Sociais Sociais

Pedro Milagres Alves

Departamento de Cultura, Lazer & Turismo

José Carlos Dias dos Santos

Conselho Fiscal Titular

Benedito Almeida

Conselho Fiscal Titular

Nedina Chaves Pitomba

Conselho Fiscal Titular

Elias Christo

Conselho Fiscal Suplente

Lucineia Duarte Avelino

Conselho Fiscal Suplente

Delio Domingos Ressurreição

Conselho Fiscal Suplente