REVISTA

Filie-se

Jogar videogame reduz o risco de demência em idosos

Um novo estudo sugere que os idosos que praticam exercícios de computador específicos de treinamento que avaliam a rapidez com que respondem aos estímulos visuais podem ter uma chance 29% menor de desenvolver demência.

O estudo clínico com 2.800 pessoas, financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, usou um exercício específico de treinamento cerebral chamado “Dupla Decisão”, um programa patenteado pela Posit Science que está disponível no BrainHQ.com. Os exercícios testaram a capacidade de olhar um objeto no centro da tela, como um caminhão, e clicar em outro que surge no canto, como um carro.

À medida que o usuário melhora, os exercícios se tornam mais rápidos e difíceis. A ideia é exercitar a capacidade do cérebro de mudar – conhecida como plasticidade – e testar habilidades de percepção, tomada de decisão, pensamento e memória. Os autores do estudo dizem que o processo é como aprender a andar de bicicleta, uma habilidade que não se leva muito tempo para aprender e que gera uma mudança duradoura no cérebro. 

Com informações de O Tempo

Postado em: 24/11/2017